Páginas

setembro 07, 2010

Leitura no iPhone - Dan Brown

Minha estante
de Livros do iBooks
Estou cada vez mais impressionado no meu processo de leitura.

Desde que saiu a última atualização para o iPhone que permitia a instalação do iBooks, comecei a buscar um pouco mais sobre a leitura digital para saber se era possível adquirir livros conhecidos de maneira digital e me surpreendi que sim, a grande maioria dos livros "blockbusters" estão já digitalizados e on-line em diversos sites e blogs por ai.

Como sempre me falaram dos livros do Dan Brown, que são cheios de aventura e intrigas, resolvi pegar todos os livros dele até hoje e começar a lê-los.
Comecei pelo Código da Vinci, o qual já fiz uma pequena resenha, e quando acabei de lê-lo, fiquei com aquele ar de "E agora, acabou... Qual devo ler?". Decidi pegar o Fortaleza Digital.

O Fortaleza Digital é o primeiro livro escrito de Dan Brown. É uma intriga governamental em cima de um código de criptografia inquebrável criado por um ex-funcionário da inteligência (NSA - National Security Agency). A história é uma correria em cima disso uma vez que a agência tem uma máquina (TRANLTR) que quebra qualquer criptografia em até 6 minutos e que até então nada tinha sido um grande desafio para a máquina.

Com essa máquina eles podem acessar qualquer arquivo ou e-mail criptografado no mundo e verificar se o mesmo possui algum conteúdo terrorista. Quando eles ficam sabendo deste novo código de criptografia, já tentam imediatamente "quebrá-lo" com a super máquina para que a NSA continue a monitorar as comunicações e assim não colocar o país em risco. Esse novo código fica rodando na nova máquina por mais de 18h e a mesma não consegue quebrá-la, e é ai que toda a trama segue.

Quando acabei de ler o Fortaleza Digital, comecei a ler o Ponto de Impacto. Um ótimo livro também que narra a história da decadência da Agência Espacial NASA, além de ao mesmo tempo estar ocorrendo a eleição presidencial dos EUA e é feito um grande achado pela NASA: Um meteorito cheio de  informações intrigantes. Um livro curto, com uma história bem corrida, eletrizante (daria um ótimo filme de ação) e com um final surpreendente.

Uma qualidade de Dan Brown é escrever de um jeito que você lê e parece estar assistindo a um filme. Em momento algum ele usa palavras difíceis, mas ele organiza os capítulos de uma forma que te deixa cada vez mais ansioso, até porque nas histórias sempre há mais de 3 cenários diferentes. Ele vai alternando entre os capítulos e vai deixando você com aquela curiosidade para saber que fim deu o final do outro capítulo, mas isso segue para todos os capítulos, ou seja, você quer saber o fim de todos os cenários.

Todos os finais do livro dele termina com aquele gosto de: "isto está solucionado" e, seja o final feliz ou triste, é algo que o leitor consegue aceitar e não ficar indignado de ser diferente.

Hoje estou lendo o livro Anjos e Demônios (o qual eu já até vi o filme mas pouco me recordo) e por enquanto está sendo muito melhor que o Código da Vinci, que até então eu considerei um dos melhores livros que já li. Já li 75% do livro, faltando pouco menos de 1/4 para acabar e está muito bom! Minha próxima leitura será O Símbolo Perdido, também dele que é uma continuação da saga do historiador Robert Langdon.

Criptex, do Código da Vinci
Não sei se com poucas palavras consigo convencê-lo a ler esses livros mas com certeza eles tem me agregado muito conhecimento: O Código da Vinci fala muito sobre lugares da França. Dan Brown procura sempre explicar um pouco da história de cada lugar, algumas curiosidades e em poucas palavras ele consegue resumir a história do lugar.

Pantheon, em Roma
Túmulo de Rafael, o pintor
Em Anjos e Demônios ele faz a mesma coisa com Roma.  O mais impressionante é que durante a leitura eu vou resgatando os lugares  e procuro lembrar de quando estive lá,  presente no mesmo lugar que ele faz sua narrativa. Quer um exemplo? Quando estive em Roma, visitamos o Pantheon. Ele realmente é lindo, tem seu ar colossal e tudo mais, mas nunca pude imaginar que ali está o túmulo de Rafael, o pintor.

Guarda Suíça, do Vaticano
Roupa desenhada por Michelangelo
Quer mais? Nunca imaginei que no Vaticano, os guardas suíços utilizam aquela roupa colorida que foi desenhada por nada mais, nada menos que Michelangelo. Ok, você pode retrucar falando que estudou isso na escola e que isso pode estar em qualquer livro de história, mas eu infelizmente não me recordo de nada disso. Ele também conta muitas coisas que foram desenhadas e criadas por Michelangelo, como o teto e a parede da Capela Sistina, a grande escadaria em espiral do Museu do Vaticano e por ai vai. É muita cultura em um livro de aventura.

É muito motivador ler seus livros e se eu fosse você, iria começar a ler um agora!

Um comentário:

  1. Ótimas dicas! Não li nenhum ainda, mas vejo que são livros que não só nos prendem a atenção com nos remete a tempos esquecidos e cultura singular. Não começarei a ler um livro do Dan Brown agora pois estou lendo "A Ira dos Anjos" de Sidney Sheldon, muito bom também... com outra proposta, mas muito inteligente, principalmente para quem gosta de julgamentos.
    É isso ai!
    Beijos

    ResponderExcluir