Páginas

janeiro 07, 2012

Adeus 2011. Seja bem-vindo 2012.

E lá se foi 2011. E como vocês podem perceber, desde agosto, eu não tenho escrito nada.

Eis um pouco do motivo pelo qual não tive tempo de escrever nenhuma palavra.

Conforme o post de "O (talvez) fim de um sonho", as coisas mudaram muito no serviço e depois disso, as coisas só pioraram. Minha equipe se desestruturou de vez com a saída da minha coordenadora e de 2 analistas, ficando somente eu e uma colega. Com essa grande mudança, ficamos encarregados de fazermos a migração do Crédito Universitário para um novo sistema em poucos meses e ao mesmo tempo fomos realocados em áreas diferentes, com atividades muito diferentes das quais estávamos acostumados. Até encarei como um desafio pessoal e profissional, mas as coisas não andaram conforme eu pensei que andariam.

A responsabilidade de fazer a migração de um produto é imensa, com um milhão de coisas para se verificar e éramos apenas dois. Mas o destino foi bom e a parceria funcionou muito bem pois felizmente conseguimos terminar essa migração mas o caminho foi o pior possível. 

Estávamos isolados, recebendo mais de 100 e-mails/dia, tínhamos a obrigação de demandar diversas áreas para arrumarmos pendências, fora a pressão de outras áreas que nos demandavam soluções que vinham muitas vezes de gerentes e até superintendentes. Estava tudo um verdadeiro caos.

Sofri assédio moral, quase entrei em depressão e cheguei ao ponto de pensar em desistir, mas a balança financeira não deixou e eu tive que aguentar. Estipularam datas para finalmente sairmos do produto e assim trabalhamos a favor disso, mas vinham ordens para fazer trabalhos de corno os quais não estavam no nosso escopo de trabalho. Quando eu informava isso às pessoas que vinham nos demandar esse tipo de trabalho, eu era taxado de "afrontador", de não querer fazer o trabalho pedido e essas reclamações iam diretamente pro meu superintendente e gerente. 

Foi muito interessante receber uma ligação as 21h (que eu ainda estava trabalhando para resolver os problemas) para ouvir que eu estava afrontando um superintendente. Que em não sei quantos anos de serviço ele não tinha sofrido tamanha afronta. Neste ponto eu quase perdi a cabeça. Isso tudo porque éramos 2 analistas, sem um coordenador para moderar os trabalhos para nós. Um analista respondendo para um superintendente é assim, somos inferiores e devemos fazer o que eles bem querem. Fora o fato de um gerente me chamando de lado para dizer que eu "tinha perdido a cabeça ao falar que a nova área faria a demanda solicitada". Carteirada foi pouco.

Pra piorar a situação por completo, o rádio peão começou a anunciar que a diretoria seria reduzida em 40% e desta vez com demissões. Eu estava na seguinte situação: Não estava mais na área de Crédito Universitário, não estava desenvolvendo atividades relacionadas ao produto que eu tinha sido alocado e as demissões estavam chegando. Não precisa de muito raciocínio para dizer que eu iria rodar. E é ai que entra o destino. 

Um dia, na despedida de uma colega de serviço que ia para outra área do banco, encontrei-me com meu antigo gerente que eu trabalhei na área de crédito. Tive uma conversa curta e por eu ter feito um bom trabalho no passado, ele sempre quis que eu voltasse para a área. Nessa rápida conversa eu mudei meu discurso e falei com ele que estava procurando algo, justamente pelo que eu estava passando na área de produtos. Para piorar tudo que eu estava passando, no lado pessoal, eu tive uma grande perda na minha vida. Perdi minha querida madrinha que era literalmente uma mãe para mim.

No dia seguinte já conversei com o gerente responsável pela área e deixei claro a minha vontade de voltar para a área de crédito. No mesmo dia fui conversar com o meu atual gerente e ouvi que "era muito bom eu pensar a respeito de ir para a nova área". Fiquei abismado porque apesar de tudo que eu fiz pelo produto, pela migração e por tudo mais, ouvi que era bom eu ir embora. Apesar do choque, decidi pela mudança imediatamente e as datas foram estipuladas.

Exatamente uma semana depois de eu ter mudado para a nova área aconteceu o esperado: 3 analistas foram demitidos na minha antiga gerência, sendo 2 da minha coordenadoria. Era fato, eu ia ser demitido. Fiquei abismado por terem demitido pessoas que eram muito boas para simplesmente para enxugar folha da diretoria. Foi um choque, não só para mim, mas para outros colegas de serviço. Foi quase um dia de luto.

Mudei de área e as expectativas foram renovadas. Tive muitos aprendizados na área de produtos mas por outro lado perdi uma oportunidade grande de ter uma evolução na minha carreira, além de perder a oportunidade de ganhar um incentivo financeiro (conhecido com o PRAD - Plano de Reconhecimento por Alto Desempenho), justamente por ter mudado de área. Foi o preço de me manter no emprego, mas agora estou trabalhando bastante e estou procurando renovar minhas expectativas.

Seja bem-vindo 2012.

Que este ano as surpresas sejam positivas e as negativas sejam contornáveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário