Páginas

julho 08, 2010

Internet vs Vida

A internet de forma inegável veio como uma grande revolução. Sabemos também que toda revolução tem sua "contra-evolução" e com a internet não poderia ser diferente.

Você já se deu conta disso?

A cada dia que passa eu passo a ter mais conhecimento sobre isso.

Eu sou formado em ciência da computação e estudei literalmente toda a ciência que é a computação. E ela é fabulosa e ao mesmo tempo é uma faca de 2 gumes: Corta muito bem pro lado bom mas corta muito bem pro lado ruim também.

Somos criados pelos nossos pais ouvindo sempre para não darmos ouvidos, informação ou mesmo ir para algum lugar com um estranho e isso faz todo o sentido do mundo. Vivemos em uma sociedade cheia de pedófilos, bandidos e assassinos. Informação é tudo que essas pessoas querem. 

Com a chegada da internet, muito se falou em segurança, apreensão em se expor demais (os mesmos conselhos eram passados com referência a lidar com as pessoas na rua) e tudo era muito mais cauteloso. A massificação das pessoas na internet (pelo fato de muitos incentivos fiscais nos preços de computadores e até mesmo a popularização da banda-larga),  perderam um pouco a noção do que pode e do que não se pode compartilhar na rede e não é difícil citar ferramentas que permitem esse tipo de exposição:

- Ferramentas Sociais (Orkut, Facebook, LinkedIn, etc.)
- Sites pessoais
- Blogs
- MSN / Gtalk / ICQ e seus derivados
- etc.

Acredito que as pessoas perderam um pouco da noção (e com certeza estou neste grupo) e passaram a expor muito mais suas vidas através destas ferramentas, pensando que apenas seus contatos teriam informações ao seu respeito (como os amigos nas redes sociais) e sabemos que não é muito bem assim. Assim como nossa vida pré-internet, as mesmas pessoas que procuravam meios de agir na vida real contra nossas leis, passaram a utilizar a internet para este fim. Se não bastassem essas pessoas, há o mesmo tipo de pessoa que trabalha ao seu lado todos os dias e sonha em ter seu salário, sua vida, suas coisas (leia-se invejosos) e através destas ferramentas conseguem te invejar, colocar olho-gordo e tudo mais. É ai eu pergunto: Até que ponto isso vale a pena?

Eu mesmo já expus demais minha vida através do Orkut e de um antigo blog que tinha, cheguei a colocar toda minha fragilidade na internet em um momento de crise e poderia ter sofrido muito mais do que sofri por conta disso, desde pessoas que poderiam se aproveitar de mim (no sentido de quererem me ajudar e sabotar) a plena humilhação por expor coisas da minha vida que foram muito delicadas, mas tinha pouco com quem conversar e acabei utilizando a ferramenta como uma "válvula de escape".

Fui orientado e tudo já foi apagado. Se vocês soubessem quantas brigas tive com minha namorada por conta da internet, chega a ser incrível. Vivemos uma ótima vida a 2, passeios, curtição, amor, mas quando entra a internet, o assunto sempre entra em discussão. Um acha uma coisa, outro acha outra e pouco se chega em um consenso. Hoje mesmo houve uma discussão por conta de eu ter apagado absolutamente tudo do meu Orkut.

Confesso que ando refletindo demais meu comportamento na rede e que já cometi muitos erros, mas ainda consigo consertar essas pequenas falhas para que meu futuro não seja comprometido. E é por isso que escrevo aqui sobre isso, para que esse texto seja um fator para você pensar sobre isso também. Até que ponto vale a pena se expor na internet? Talvez para arrumar uma namorada você possa se utilizar destas ferramentas, mas pra isso você não precisa se expor tanto. 

Hoje só consigo ver que as ferramentas sociais servem somente para as pessoas "fuçarem" literalmente a vida do outro ou utilizam a ferramenta para se exibir, ou seja, mostrar que você fez uma grande viagem, que comprou um carro novo, que está namorando (para deixar sua ex morrendo de inveja) e por ai vai.

Amigos que são amigos me dou o luxo de  ligar, mando e-mails e no pior dos casos conversamos através de um comunicador instantâneo. Todos os outros são colegas. É até legal ver aquela pessoa que estudou 10 anos atrás com você, pedir para ela ser sua "amiga" e depois disso "fuçar" sua vida a troco de nada (a não ser que haja algum tipo de interesse, claro). É falso, é inútil e dificilmente vai trazer algum benefício. 

Estou "sumindo" aos poucos da internet. Já pouco utilizo comunicador instantâneo, meu Orkut não há mais qualquer informação sobre mim, no Facebook a mesma coisa e a tendência é que essas coisas comecem a sumir cada vez mais da minha vida. Elas já trouxeram alguma alegria mas hoje só me trazem problemas. Não aguento mais discutir com minha namorada uma vida virtual e não vou admitir isso pra minha vida futura. Não é saudável! O mais engraçado é como 2 pessoas podem se dar tão bem na vida real e ao mesmo tempo tem tantos problemas na "virtual". 

Pense nisso. Até onde vale a pena utilizar essas ferramentas?



2 comentários:

  1. Se alguém atropela outra pessoa, não é culpa do carro.
    O mau uso da ferramenta não faz com que ela seja ruim mas sim que não soube usar.
    O problema é que as pessoas acham que podem colocar tudo da sua vida na internet e está tudo beleza.
    Recentemente apaguei completamente minha conta no Orkut, mas ainda fiquei com o Facebook. Esses dias precisei de e-mail de algumas pessoas e o Facebook foi uma mão na roda.
    Enfim, você pode escolher o quanto quer a sua vida exposta na rede e deve saber arcar com as conseqüências depois.

    ResponderExcluir
  2. Concordo com o Gustavo... e com vc. Acho que algumas dessas ferramentas podem ter sua utilidade mas deve-se tomar cuidado... acho que isso deve ser pior para crianças e adolescentes, afinal nos, adultos, já sabemos um pouco mais sobre os problemas que a falta de privacidade pode trazer. Imagino aquelas pessoas que hoje em dia tem filhos de 11, 13 anos... e esses pais algumas vezes nao estao acostumados com a internet... saber educar e tomar conta desses filhos deve ser complicado!

    []'s
    Stan

    ResponderExcluir