Páginas

julho 04, 2010

Patriotismo na bola

A cada 4 anos repete-se um dos poucos eventos patriotas que temos em nosso país: A copa do mundo. Se não bastasse, 95% dos brasileiros torcem fervorosamente pela nossa seleção. Os outros 5% seguem normalmente sua vida odiando o futebol. 

O mais curioso é: 190 milhões de torcedores para uma seleção de futebol, que possui 22 jogadores, em sua grande maioria analfabeto ou com um nível baixo de escolaridade que sabem lidar com uma "redonda" melhor que ninguém. E é ai que eu questiono: Somos patriotas?

É uma boa pergunta, até mesmo para mim.

Sou louco por futebol, participo de bolão na empresa para adivinhar os jogos do campeonato brasileiro, torço muito pelo meu time e quando chega o ano de copa do mundo, não podia ser diferente: Torço muito pelo nosso Brasil.

Em ano de copa nos damos o luxo de comprarmos bandeiras do Brasil, cornetas, apitos, perucas e tudo quanto é apetrecho verde-amarelo que encontramos, mas o que mais vemos por ai é a nossa linda bandeira nacional, espalhada em carros, casas e janelas em tudo quanto é prédio comercial. É bonito. É um patriotismo que orgulhamos de bater no peito. E fazemos isso por jogadores de futebol.

Ok, levo bastante em conta que somos um país apaixonado por este esporte, nascemos chutando uma bola, vendo mil jogos de futebol na televisão mas não acho que isso seja uma justificativa para idolatrarmos nosso país apenas em época de copa do mundo. 

Por que não temos uma bandeira estendida em nosso jardim ou em qualquer outro lugar? Por que só defendemos nosso Brasil perante à rivalidade que temos por nossos hermanos argentinos? Por quê? A minha resposta para estas perguntas é: porque somos pouco patriotas.

Lembro-me de ver filmes holywoodianos que de uma forma ou de outra, bandeiras americanas aparecem em diversas ocasiões, seja em casas no jardim, monumentos e prédios, mas de uma forma ou de outra sempre há uma bandeira americana. Já reparou? Você viu alguma bandeira do Brasil em algum filme nacional?

Dos 190 milhões de brasileiros eu duvido que 1% tenha alguma bandeira em casa. Não fomos acostumados a isso, a idolatrar nosso jovem e independente país. Vivemos uma ditadura horrível, um grande problema econômico, ou seja, pouco tínhamos do que nos orgulhar. Mas isso mudou e mudou fortemente. Hoje temos um Brasil muito diferente de 20 anos atrás. Somos um país com uma fartura de comida inimaginável, com uma melhor (mas ainda precária) distribuição de renda, com cidades mais evoluídas (veja São Paulo por exemplo que não cabe mais um carro na rua), com nosso turismo aumentando exponencialmente por conta das lindas praias que temos, entre muitas outras coisas.

Não somos perfeitos, longe disso, mas digo essas palavras até levando em conta a experiência que tive em alguns países europeus que, por tradição, exibem suas bandeiras ao longo dos ventos como uma forma de mostrar: "Olha aqui e veja essa bela obra arquitetônica: É britânica." E é muito bonito, pois dá uma identidade muito maior. Me pergunto se vi alguma bandeira em alguma bela obra no Brasil. Se vi, foi no Museu do Ipiranga.

Quer um exemplo de onde deveríamos ter longas bandeiras? Nas nossas lindas praias, em nossos belos monumentos e principalmente em nossos corações, querendo que esse país evolua cada vez mais, elegendo representantes que querem fazer do Brasil uma grande potência (porque temos absolutamente tudo para sermos uma). Não só pintar a rua de 4 em 4 anos a mercê dos jogadores de futebol, mas sim desejando que o Brasil cada vez mais seja um país melhor. 

Eu mesmo não ajo desta maneira, mas em um momento de reflexão, até para escrever este texto, sei que tenho que aprender com isso, não importando o que os outros pensam disso.

VAI BRASIL!

Nenhum comentário:

Postar um comentário