Páginas

novembro 18, 2010

Plantar uma árvore, ter um filho e escrever um livro


Nunca plantei uma árvore e estou longe de ter um filho, mas quanto mais converso com as pessoas, mais sinto vontade de escrever um livro. Sabe por quê? Porque depois que eu tive uma grande mudança em minha vida, procurei me conhecer e sinto hoje que passei a conhecer o Bruno que fui, que sou e que busco ser.

O grande motivo de querer escrever um livro é que eu percebi que depois que eu terminei minha terapia, eu passei a encarar o mundo de uma maneira muito diferente. Consigo ver coisas felizes onde a grande maioria das pessoas nem se quer pensam que pode ter algo feliz. Parece algo idiota, mas não é.

Conheça-te a ti mesmo.

Já ouviu isso em algum lugar? Eu lembro claramente de ouvir isso no filme Matrix mas acredito que muitos não souberam interpretar essa frase quando ela foi falada pelo Oráculo. Ali ela quis dizer o seguinte: Se você quer saber se você é o escolhido, olhe para dentro de você e responda: "Eu sou o escolhido?" Se a resposta for sim, você será o escolhido. Se você não souber isso, ninguém mais poderá saber. No filme essa cena tinha um significado que transcende o conhecer, porque ele queria saber se ele seria o herói que salvaria seu povo, mas para nós, quando passamos a nos conhecer e saber principalmente nossos limites e defeitos, passamos a enxergar o mundo de uma maneira completamente diferente. 

Você ao ler esse texto deve estar pensando: Caramba, esse cara só pode estar viajando… Mas acredite, não estou. E é sobre isso que quero escrever, sobre como podemos fazer alguns exercícios para passarmos a nos conhecer melhor e buscar a felicidade.

Antes que você diga: Poxa, mas é lógico que todos buscam a felicidade e cada um busca do seu jeito. Mas eu posso te afirmar que muitos não sabem o que é a felicidade. E se você não sabe o que é a felicidade, como vai alcançá-la? Simplesmente vai esperar ela chegar e pronto? 

Cada um tem um tipo de felicidade a buscar e essa felicidade só a própria pessoa pode dizer o que é.

Você já ouviu muito por ai sobre dinheiro não trazer felicidade e há sempre os que digam para dar pra eles que eles farão bom uso! Ser rico e milionário deve ser a busca de muitos (senão todos) mas só isso não vai fazer com que a pessoa sinta-se realizada. É algo muito material para fazer com que um sentimento possa se sentir completo (leia-se encontrar a felicidade). Ele com certeza pode ajudar e muito você a ser feliz, mas se você tiver dinheiro e não tiver com quem compartilhar essa felicidade, com certeza você terá o que eu chamo de paixão da felicidade. Chega forte, cheia de emoção, ficamos cegos por um tempo e depois se vai. E você vai deixar de ser feliz porque com certeza vai lhe faltar algo e você, com a ajuda do dinheiro, vai tentar suprir essa necessidade. Seja uma mulher, amigos, vontades… Mas repito: Se você não souber o que quer ou o que deseja para ser feliz, essa busca nunca terá fim. Nós como seres humanos procuramos sempre bater metas e alcançar objetivos, mas depois que os atingimos, vamos procurar novas metas e objetivos. Ganhar dinheiro é difícil e saber gastá-lo com certeza é muito mais difícil.

Escrevo aqui sobre algo material porque é o que as pessoas mais almejam. Dinheiro, mulher (ou homem) e, normalmente, reconhecimento (através de fama, cargos superiores em empresas, etc). Mas as pessoas nunca pensam o que poderiam fazer para serem felizes.

Esse assunto é muito profundo e poderia aprofundar demais sobre ele, mas acho que gostaria de fazer isso em um possível livro. Ele seria de Auto-ajuda, mas acredito muito no poder deste conhecimento e sinto também muito a vontade de falar sobre isso com as pessoas. Quando falo sobre esse assunto, sinto que as pessoas escutam, conseguem enxergar algumas razões no que digo e concordam bastante com o que falo sobre ser feliz e racional e isso é com certeza uma grande motivação para que eu passe esse meu conhecimento para frente.

Eu me encontrei e sei o que me faz feliz. E quem me conhece sabe disso e sabe que quando converso sobre a "vida" em seu modo geral, sabe que hoje passei a ter muitas atitudes equilibradas e que me fazem uma pessoa feliz.

O mundo seria muito bom se as pessoas se conhecessem...

Nenhum comentário:

Postar um comentário