Páginas

novembro 03, 2010

Apresentação em Público

Você já fez alguma apresentação em público? Não digo teatral, mas sim no sentido de expor uma idéia, um trabalho... 

Eu ultimamente tenho feito várias...

O que mais tenho feito são apresentações de trabalhos diretamente para gerentes (de outras áreas) e superintendentes também. Como eu trabalho em um banco, isso pra mim, no começo, foi um grande desafio pessoal. É muito importante saber "vender" seu trabalho para que ele não caia no esquecimento.

Eu comecei minha experiência simplesmente dando aulas nos Telecentros, projeto implementado na gestão da ex-prefeita Marta Suplicy e hoje continuado pelos governos do Serra / Kassab, onde pessoas de baixa renda podem utilizar computadores (como uma Lan House) para navegarem na internet, fazer trabalhos ou até mesmo procurar emprego. Só que nem todo mundo sabe utilizar o computador e pra isso a prefeitura contrata estagiários de diversos cursos de graduação para que os mesmos disponibilizem 4h do seu dia, ganhando uma pequena bolsa, para ensinar essas pessoas que procuram uma nova forma de estarem integradas à era digital.

Lá eu ministrava cursos de informática básica (em Linux, uma vez que toda a prefeitura utilizava software livre) e no começo foi muito complicado falar em público, até porque quando somos o professor, estamos ali em uma posição que as pessoas estão com a cabeça aberta para absorver grande parte do conteúdo que você pode disponibilizar. E isso é uma grande responsabilidade, concorda?

Passado o começo, comecei a dar melhores aulas, fiz um plano de curso muito melhor o qual a apostila do curso fornecia e comecei a ficar conhecido onde trabalhava. Muitos faziam até questão de agendarem suas aulas no meu horário (tinha uma mulher que dava aulas pela manhã e eu de tarde) e isso só fez com que eu perdesse o famoso medo de falar em público.

De lá em diante passei por outros empregos que eu não tinha muita exposição mas depois que entrei no Unibanco, agora Itaú-Unibanco (ou só Itaú, como o nome fantasia sugere), voltei a ter de me expor, apresentando trabalhos aos colegas e ultimamente à gerentes e superintendentes. E sabe o mais interessante? No começo vem aquelas "borboletas na barriga" mas em questão de segundos, depois que começo a falar (e por conhecer demais o que faço, ou seja, tenho certeza do que vou transmitir) essa sensação passa. A apresentação flui e os feedbacks acabam sendo sempre positivos. Ponto positivo para mim.

Muitos me questionam como eu desenvolvo apresentações "chamativas" e como falo bem em público e se eu pudesse dar uma dica para quem está começando ou deseja se aprofundar mais nisso, eu recomendo fortemente a você assistir as palestras de grandes mestres como Steve Jobs e Bill Gates. Acabo tendo eles como referência por terem feito mais parte da minha vida acadêmica, mas há muitos outros excelentes apresentadores. Esses já são verdadeiros "Show Mans"! Seus slides são objetivos, com gráficos bem definidos, poucos textos, figuras chamativas e o principal: São cheios de impacto.

Não perco uma apresentação de Steve Jobs (apesar de ultimamente ele ter caído de rendimento) e hoje ele é minha referência. Ele faz com que eu gaste (muito) dinheiro com seus produtos "incríveis" (Amazing!) ou "inacreditáveis" (Unbeliveable!) . E eles são. iPhone, iPad, Macbook, iPod... São "fenomenais" ou até mesmo "mágicos" como ele tem falado ultimamente! E olha só, são palavras que causam impacto e fazem cada vez mais com que as pessoas queiram ter seus produtos.

Você deve estar pensando: "Mas poxa, você não deve utilizar esses jargões em suas apresentações executivas..." e não uso, mas utilizo outras para mesmo assim causar um impacto:

"Depois que alteramos X coisa da nossa aprovação do produto Y, teremos um resultado muito positivo... Fantástico, não?"

E assim tenho sido reconhecido pelas minhas excelentes apresentações. Tanto que cheguei ao ponto de expor meu trabalho ao diretor da área de crédito do banco. Incrível, não?

Ok, chega de graça!

Amanhã irei novamente me expor para muita gente em uma convenção comercial sobre o produto que lido atualmente no banco. Como é uma convenção de vendas, lá todos os jargões utilizados pelo meu atual "mentor de apresentações" podem ser utilizados com maestria... Claro que com todo seu devido cuidado para não parecer chacota.

Um comentário:

  1. Fala Brunão! Ainda não tive a oportunidade de ver uma das suas apresentações, mas parabéns pelo sucesso alcançado!
    Realmente, apresentação é a alma do negócio!
    Abs!

    ResponderExcluir